Secretaria Municipal do Meio Ambiente alerta Boa Venturenses para não queimar lixos

Resultado de imagem para queimar lixoA Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Boa Ventura de São Roque alerta para que a população tome cuidados para evitar danos ao meio ambiente e riscos ao ser humano. Entre eles:
Não queimar lixo doméstico, ainda que sejam folhas secas e papéis no quintal de casa; Não jogar lixo em terrenos baldios, áreas verdes ou matas ciliares, para evitar a possibilidade de queimadas espontâneas; Não jogar bitucas acesas de cigarro em locais onde há lixo, folhas secas ou mato, principalmente da janela do carro em movimento e em estradas.
A fumaça diminui a qualidade do ar provocando doenças respiratórias, como asma e rinite, atingindo, principalmente idosos e crianças. E quando a queimada acontece às margens de rodovias, pode diminuir a visibilidade dos motoristas e com isso, provocar acidentes graves.

A SEMMA agradece a atenção e compreensão de todos!

POR QUE NÃO PODE QUEIMAR!


NÃO É PERMITIDO QUEIMAR, POR QUE:

1. Queimar é crime ambiental (Art 54 da Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998): “É crime causar poluição de qualquer natureza.”.
2. A maioria das pessoas quer respirar ar puro, tem o direito de respirar ar puro.
3. Todos os tipos de fumaças provocam doenças e podem matar pessoas e animais. No Brasil a poluição do ar mata, diariamente, em média, entre 8 e 15 pessoas. 4.100 pessoas morrem a cada ano, em razão da fumaça gerada pelas queimadas. No mundo, a fumaça mata cerca de 1,6 milhões de pessoas por ano (mata três pessoas por minuto). Geralmente, perto das queimadas e das fumaças existem mulheres grávidas, bebês, crianças, idosos, pessoas doentes, transplantadas, operadas, em tratamento, portadores de doenças cardíacas e respiratórias etc. Você já pensou nisso?
4. Existem procedimentos legais e adequados de encaminhar os lixos e rejeitos, ou de limpar terrenos e outras áreas.
5. O meio ambiente, incluindo-se as pessoas, precisa ser respeitado.
6. As queimadas e as fumaças são inimigas da vida, da saúde e do bem estar de todos.
7. Todas as fumaças são compostas de material químico tóxico. As fumaças são tudo de mal para as pessoas. As fumaças liberadas na atmosfera não trazem qualquer benefício para os seres humanos.
8. As queimadas podem prejudicar o próprio causador e seus familiares.
11. As fumaças agravam, desencadeiam ou provocam múltiplas doenças: asma; rinite; bronquite; sinusite; pneumonia; enfisema pulmonar; alergias; conjuntivites; otite média; .hipertensão arterial; arritmias cardíacas; infarto; parada cardíaca; redução da fertilidade; abortos espontâneos; baixo peso ao nascer; tumores malignos (cânceres).
12. Não há um nível seguro para a poluição do ar. Acima do nível zero, qualquer poluição atmosférica é perigosa. Uma parcela da população apresenta hipersensibilidade aos poluentes do ar.
13. Todo cidadão tem deveres para com a comunidade. (Declaração Universal dos Direitos Humanos – artigo XXIX ).

Comentários